segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Publicidade



Camisas, carros, vitrines, outdoors, até mesmo no céu, e se duvidar ela estará até no chão para aqueles que caminham de cabeça baixa pensando na 'morte da bezerra'. A publicidade hoje é encontrada em toda parte por todos os cantos. E não é para menos, o mercado consumista tem crescido e evoluido muito nos últimos anos, as pessoas compram hoje pensando no que vão comprar amanhã, e compram amanhã pensando no que vão comprar na outra semana, consequentemente, a publicidade tende a aumentar cada vez mais.
Um tipo de publicidade que me chama atenção nas ruas é a publicidade nas roupas (camisas em especial) das pessoas, acho que é uma das maneiras mais interessantes e inteligentes de chamar a atenção das pessoas, afinal, é difícil alguem passar por você e não ler o dizer da sua camiseta. Eu resumo a publicidade em roupas nas camisas porque são nelas onde mais reparamos geralmente, já vi inúmeros tipos de expressões nas camisas pela rua, pessoas hoje em dia expressam o que elas sentem e o que elas gostam nas camisas, desde suas bandas favoritas até seus costumes e seu humor.
Seria uma ideia interessante, ao meu ponto de vista, as pessoas fazerem um uso mais inteligente e consciente disso, expressarem o que elas acham a respeito do mundo ao seu redor e do meio ambiente, porque não andar com uma camiseta na rua dizendo: 'você é o herói de hoje, salve o meio ambiente' ?
até porque felizmente isso está entrando na moda agora, e uma tendencia mais ecológica não poderia vir em melhor hora. Você pode reunir alguns amigos e mandar fazer umas camisas com frases ecológicas inteligentes, é fácil, super criativo e original, além de uma ótima influência para as pessoas na rua, e quem sabe isso não inspire uma tendência proveniente a das bolsas ecológicas? Não custa tentar. :)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ecologia


Hoje em dia, para muitos, ecologia é o simples fato das pessoas contribuirem com o meio ambiente, inclusive para mim, e parece que as pessoas finalmente estão tomando consciência em adotar atitudes mais ecológicas no seu dia a dia, o que me deixa imensamente feliz. Uma coisa que está 'explodindo' no mundo da moda são as bolsas ecológicas, e consequentemente, as sacolas ecológicas (ou vice-versa). O fato é que, as pessoas estão se motivando muito mais a usar sacolas e bolsas ecológicas, que por sua vez são feitas de material reciclado, não agredindo o meio ambiente e ainda ajudando e despoluir o mesmo de plásticos e materiais com prazos exorbitantes para sua decomposição. Isso tudo é excelente, eu estou realmente 'radiante' por isso,
estou vendo que a mobilização das pessoas por um mundo melhor não está sendo em vão, pelo contrário, está rendendo ótimos frutos e tende a crescer cada vez mais.
Quero agradecer e parabenizar a todos que tem acompanhado o blog e ajudado na mobilização de alguma forma, especialmente fazendo a sua parte adotando medidas mais ecológicas no seu cotidiano, são vocês quem fazem toda a diferença para um mundo bem melhor. E para quem ainda não começou, eis a chance de começar a semana com o 'pé direito' colaborando também, e é 'barbada': guardar o papel do chiclete ou da guloseima no bolso e jogar no lixo mais próximo já ajuda muito, e usar sacolas ecológicas então, nem se fala, aí você pode se sentir até um herói!
é mais fácil que 'peidar dormindo' (como diz meu pai), então vamos lá, nada melhor do que começar numa segunda feira fazendo a diferença na contribuição do meio ambiente e se sentir ótimo por isso.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Preços = impostos


O custo de vida hoje tem sido o mais alto dos últimos tempos, e isso é meio assustador para algumas pessoas, já que o salário não está devidamente sincronizado com os preços no mercado. Se você quer comprar um carro hoje, você pode pagar em 32 vezes, coisa que era impossível até poucos anos atrás, e as pessoas pensam: "ah, que maravilha! Não vai pesar no meu bolso."
mas aí elas provavelmente não pararam pra pensar que vão passar quase um terço de sua vida pagando o seu carro. Isso felizmente pode até ser um motivo para as pessoas optarem por alternativas mais ecológicas, como bicicletas e ônibus, se trata daquela questão de transofrmar crise em oportunidade.
Agora, algo que está realmente fora do comum e do correto são os preços nos supermercados, os alimentos (em especial os pré prontos) estão com preços assustadores, especialmente para quem passa o dia estudando e trabalhando para se sustentar e não tem tempo de preparar sua própria refeição. Claro que essa história dos preços altos é em função dos impostos, mas todos nós sabemos qual a finalidade deles não é mesmo? Das duas uma, ou o salário deve aumentar, ou os políticos devem parar de ficar inventando impostos para encher seus bolsos às custas de quem passa dias inteiros trabalhando duro para que eles tirem suas férias fora de época e fujam de seus compromissos com os eleitores.
Para as coisas melhorarem, os eleitores em especial tem a responsabilidade de votar em alguém que realmente faça algo por eles, e não se deixarem enganar por discursos bonitinhos e utópicos. Essa lavagem cerebral acontece a todo tempo com as pessoas, especialmente no Brasil, já que as pessoas aqui se acomodam facilmente com a incompetência dos politicos, e o pior é que ainda voltam a votar nos mesmos na próxima eleição. Está na hora das pessoas abrirem os olhos e se mobilizarem em fazer algo contra isso, e não esperarem que apenas os estudantes mudem o país com protestos.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Natureza



Hoje em dia a grande maioria das pessoas vivem e criam suas rotinas dentro das cidades, sejam elas grandes ou pequenas. O fato é que, em função disso, a primeira coisa da qual elas acabam abrindo mão é do contato com a natureza, e eu não estou falando da plantinha que elas tem dentro de um vaso na área de serviço, na sala ou na janela da cozinha, eu estou falando de lugares naturais:
Ar puro e fresco, árvores, grama, campos com plantas e flores..
enfim, tudo aquilo que traz às pessoas aquela sensação de liberdade e tranquilidade que só a natureza pode proporcionar. Quem não se sente mais leve e mais feliz quando está numa praça cheia de árvores e com um abiente natural num dia bonito de sol?
Eu acho que é disso que as pessoas precisam para que consigam fugir um pouco dessa rotina louca e dessa robotização que elas sofrem nas cidades: "você acorda de manhã, estuda, almoça, e de tarde vai trabalhar, de noite chega em casa, daí ou entra no msn ou assiste televisão, e vai dormir",
e isso se repete em todos os dias da semana. O tempo que sobra e pode ser a salvação da rotina são os fins de semana, e mesmo assim muita gente ainda não sabe aproveita-los.
As pessoas devem aproveitar melhor seu tempo, não deixar rotinas robóticas tomarem conta de seu cotidiano, elas devem ir a lugares diferentes e mais naturais, fazer coisas que lhe tragam paz de espírito e tranquilidade, e estar mais tempo com as pessoas que gostam. Isso faz muito bem, só quem pratica pode saber, e é muito interessante também, porque ao entrar em contato maior com a natureza, as pessoas acabam aprendendo algo que nunca lhes vem em mente no seu dia-a-dia:
"dar valor, respeitar e preservar a natureza".

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Expressões


Expressões, o mundo está repleto delas hoje, por todas as partes. Hoje existem incontáveis maneiras de expressar cores, formas, situações, vontades, necessidades, sentimentos, dentre outros. As pessoas costumavam até então se expressar através de gestos, expressões faciais e principalmente da voz, porém, tudo isso têm mudado bastante. Hoje em dia, é mais comum ver as pessoas se manifestarem através da tecnologia do que através dos proprios corpos, sem contar nos robôs japoneses que estão sendo lançados e imitam com tamanha semelhança muitos gestos e expressões humanas. Isso pode ser um problema, já que o número de pessoas escondendo suas expressões faciais atras de óculos escuros na rua está aumentando, e a maioria delas preferem expressar o que sentem através da internet.
Lembrando que a internet é uma ferramenta poderosa para diversos fins, é importante ressaltar o lado bom : as pessoas tem o poder de mostrar o que pensam a respeito do mundo ao seu redor e dar sugestões do que poderia ser melhorado nele. Apartir do momento que uma pessoa joga sua idéia na internet, pessoas do mundo inteiro terão acesso à essa ideia, e apartir daí poderão comentar o que acham a respeito daquele ponto de vista, e assim por diante, até acabar virando uma mobilização para algum fim, e é aí que eu quero chegar.
As pessoas colocando seu ponto e suas idéias sobre as condições que o nosso planeta se encontra hoje, por exemplo, podem além de adquirir um conhecimento maior da situação em que o planeta está, encontrar meios de iniciar uma mobilização com pessoas que tenham o mesmo ponto de vista para melhorar alguma coisa no planeta. Ajudar o ecossistema, controlar o aquecimento global, ajudar os animais que são agredidos e mortos aos milhões sem necessidade.. o que quer que seja, as pessoas precisam saber que elas tem esse poder em mãos utilizando a internet, e elas devem utilizá-lo para um mundo melhor, afinal, não custa nada, e é o mundo em que elas vivem.

domingo, 9 de agosto de 2009

Mídia


Atualmente, a palavra Mídia tem sido considerada um sinônimo de informação, talvez por não constar em muitos dicionários da língua portuguesa, ou talvez por ser a maneira mais eficiente de atualizar e se atualizar. No que se diz respeito a mídia hoje, logo nos vem em mente os jornais, televisão e internet, e é através destes que as pessoas no mundo todo se atualizam sobre o que 'acontece a sua volta'. Algumas pessoas são tão submissas a informação que a mídia lhes passa, que são capazes de cruzar por um movimento dos ' sem terra' pela rua, e só descobrir que aquilo era um movimento dos 'sem terra' quando assistir o telejornal à noite, isso se o telejornal abrir mão de um minuto do seu 'bloco de esportes' para informar sobre o acontecido.
O fato é que hoje em dia, a mídia não atualiza as pessoas sobre o que elas realmente deveriam estar atualizadas. O encontramos diariamente na mídia são notícias sobre futebol, histórias mal resolvidas entre políticos corruptos, futebol, a bolsa de valores, futebol, Michael Jackson, e mais futebol. Eu particularmente acho isso um absurdo, as pessoas deveriam estar informadas sobre como anda a preservação da amazônia e como as pessoas podem ajudar nela, sobre a luta contra o aquecimento global, sobre a mobilização das pessoas em utilizar sacolas retornáveis no seu dia-a-dia.. Enfim, há infinitos assuntos além de fofocas de famosos e futebol para a mídia informar ao escpectador, logo, não é necessario um conteúdo diário tão pobre e repetitivo, as vezes até a tv do ônibus que eu pego para ir ao serviço, com suas 'dicas para o lar', é mais interessante que alguns telejornais famosos.
Uma das ferramentas de mídia para informação que ainda se salva é a internet, e quando usada da maneira correta, pois nela a informação pode ser infinita comparada a informação que passa nos jornais e telejornais. Pesquisar sobre dicas de meio ambiente, informações sobre a conservação em geral do planeta, e até sobre uma alimentação mais saudável, não custa nada para quem tem acesso à internet, e para quem acha que é perda de tempo, certamente deve ser menos perda de tempo do que assistir sobre futebol, sobre os políticos corruptos 'fazendo as caveiras' uns dos outros e à novela das nove horas que é as oito.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Carne


Há poucos dias atrás, algo me levou a pensar a respeito da carne, essa mesmo que nós consumimos, a carne de animais não-humanos. Pensei sobre como se daria o processo de industrialização das carnes desde o seu início, e aí já comecei a ter receio até de pensar. Você já parou para pensar alguma vez sobre de que maneira se deu a carne que vai parar nos hamburgueres, nos restaurantes e na mesa da sua casa? As pessoas em geral, esperam que a carne que elas consomem tenha vindo de um animal sem dor, e muitas nem nisso pensam, no entanto, não é verdade. E pra você que agora está pensando:
" - Ah, mas como tu pode ter tanta certeza disso?"
é isso aqui que me deu tanta certeza disso

http://video.google.com/videoplay?docid=-239204330856039070

Olhando meia hora do vídeo você já saberá do que eu estou falando, e te garanto que não vai ser meia hora perdida da sua vida.
" Tudo bem, os animais (não-humanos) e humanos não tem os mesmos desejos nem a mesma compreensão,isso é o que basicamente os difere, porém os animais (não-humanos) tem alguns desejos e compreensões em comum com nós seres humanos:
o desejo por comida e água,
abrigo e companhia,
liberdade de movimentos,
e de não sentir dor."

Não estou querendo obrigar ninguém a ser vegetariano ou coisa assim, estou apenas mostrando como as pessoas são ignorantes e cegas, adotando hábitos diários, como o de comer carne, sem ao menos fazer idéia de quantos seres vivos precisaram ser sacrificados apenas para que esta carne esteja ali na sua mesa, por mera luxúria do ser humano de comer carne, coisa que não é necessidade vital para ninguém. Para quem acha que não consegue abrir mão de comer carne, saiba que deixando de ingerir carne duas vezes por semana, ja estará fazendo grande ajuda para o planeta e salvando a vida de milhares de animais por dia, se você pesquisar, vai saber do que estou falando. Tenho certeza que pra quem assistiu o documentário não vai ser nada difícil resolver poupar vidas de seres vivos, que como nós, possuem sentimentos e desejos. O planeta agradece.

sábado, 1 de agosto de 2009

Trânsito


O trânsito nas ruas das cidades grandes tem se tornado cada vez mais intenso. A cada dia que passa, novos carros são vendidos e modelos novos são projetados, lançados nas ruas das cidades, e acabam por tornar o trânsito mais congestionado nos horários de pique, levando o mesmo a um estado considerado 'caótico'. E não é para menos:
Longas buzinadas a todo instante, gritarias, insultos, estresse, tudo isso é o que encontramos nas rodovias diariamente durante os horários de pique.
Semana passada eu vi em alguns jornais e telejornais a notícia de que foram geradas 80 mil novas vagas de emprego na montadora de veículos (General Motors) de Gravataí. Muito bem, se o trânsito já está caótico agora, o que esses políticos estão querendo ao gerar esse alto número de empregos em uma montadora de veículos, destruir de vez o planeta? Há tantos lugares para eles gerarem empregos, começando pelas prefeituras, acho que seria mais inteligente os políticos criarem empregos que envolvam a mobilização ecológica da sociedade, e não a mobilização poluente dos automóveis, o planeta já está com um número pra lá de razoável deles.
Cabe aos prefeitos e a todos que possuem certo cargo de poder sobre a sociedade, estudar medidas mais conscientes, competentes e ecológicas antes de adota-las, para que não acabem adotando medidas desse tipo, acharem que estão fazendo o maior bem para as pessoas, quando na verdade estão ajudando a destruir o planeta.