segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Carne


Há poucos dias atrás, algo me levou a pensar a respeito da carne, essa mesmo que nós consumimos, a carne de animais não-humanos. Pensei sobre como se daria o processo de industrialização das carnes desde o seu início, e aí já comecei a ter receio até de pensar. Você já parou para pensar alguma vez sobre de que maneira se deu a carne que vai parar nos hamburgueres, nos restaurantes e na mesa da sua casa? As pessoas em geral, esperam que a carne que elas consomem tenha vindo de um animal sem dor, e muitas nem nisso pensam, no entanto, não é verdade. E pra você que agora está pensando:
" - Ah, mas como tu pode ter tanta certeza disso?"
é isso aqui que me deu tanta certeza disso

http://video.google.com/videoplay?docid=-239204330856039070

Olhando meia hora do vídeo você já saberá do que eu estou falando, e te garanto que não vai ser meia hora perdida da sua vida.
" Tudo bem, os animais (não-humanos) e humanos não tem os mesmos desejos nem a mesma compreensão,isso é o que basicamente os difere, porém os animais (não-humanos) tem alguns desejos e compreensões em comum com nós seres humanos:
o desejo por comida e água,
abrigo e companhia,
liberdade de movimentos,
e de não sentir dor."

Não estou querendo obrigar ninguém a ser vegetariano ou coisa assim, estou apenas mostrando como as pessoas são ignorantes e cegas, adotando hábitos diários, como o de comer carne, sem ao menos fazer idéia de quantos seres vivos precisaram ser sacrificados apenas para que esta carne esteja ali na sua mesa, por mera luxúria do ser humano de comer carne, coisa que não é necessidade vital para ninguém. Para quem acha que não consegue abrir mão de comer carne, saiba que deixando de ingerir carne duas vezes por semana, ja estará fazendo grande ajuda para o planeta e salvando a vida de milhares de animais por dia, se você pesquisar, vai saber do que estou falando. Tenho certeza que pra quem assistiu o documentário não vai ser nada difícil resolver poupar vidas de seres vivos, que como nós, possuem sentimentos e desejos. O planeta agradece.

12 comentários:

  1. Realmente já pensei q pra comer carne , um animal no minimo eh sacrificado!!! O q fez eu ter essa conciencia foi uma churrascaria , me serviram de coração de galinha e pensei: "Nossa olha a quantidade de coração!!! :O" , havia no minimo uns 70 coraçoes lá , ou seja 70 galinhas morreram!!!
    ainda nao assisti o documentário , mas pode ter certeza q vou ver logo :D
    Realmente como MUITA carne , mas agora to dando uma pausa , virei um pouco natural nos ultimos tempos :P
    Realmente os animais tem sentimentos , e muito medo dos humanos!!!

    Seu blog está revolucionando o mundo, pelo menos parte de uma nova população cara!!!

    Seu blog está ótimo , e tudo q vc coloca nele , nao envolve só sua vida , mas as vidas do mundo inteiro!!!

    Continue assim cara!!! Abraços!!! ;D

    ResponderExcluir
  2. john *-* ringo diz oi :B kk nossa, nem sei o que falar, acho que esse foi o post que eu mais gostei, sério, a cada dia que passa eu fico mais feliz de saber que eu estou evitando a morte de milhares de animais. Deveria ser considerado crime, mas infelizmente parece que para os seres humanos é mais importante o prazer de comer carne do que poupar a vida de um animal. Ninguém é obrigado a comer carne, mas pelo menos, quem não come, pode dormir com a consiencia tranquila. Todo mundo devia ver esse video, todo mundo deveria saber o que realmente acontece. Fico muito feliz de ler esse texto *-* continue continuando continuatoriamente a continuidade continuamente contínua da continuação continuante continuadora continuada. E agora ? :B kkk

    ResponderExcluir
  3. É verdade zé, quem já foi a uma churrascaria pode ter ideia de quantos animais são sacrificados apenas pela quantidade de carne que se vê servida naquele instante. As pessoas podem ser mais naturais e poupar milhões de vidas no planeta sem fazer sacrifícios, nem que tenha de substituir a carne por chocolate em um ou dois dias da semana, mas já ajuda muito.

    A ideia do blog é realmente estar sempre focalizado no cotidiano das pessoas no planeta, e nos simples habitos que elas podem adotar para melhorá-lo.
    Fico extremamente feliz pelo comentário,
    ainda mais que esteja acompanhando e gostando do blog, obrigado :D

    continue sempre visitando o blog =)

    um abraço

    ResponderExcluir
  4. ringo :B
    John fica feliz que tu tenha gostado,
    e fica feliz que tu tenha ajudado a abrir meus olhos para uma das coisas mais graves que acontece no planeta e a grande maioria dos seres humanos alimenta inconscientemente, fico feliz de não ser apenas mais um "cego" no mundo, e de poder mobilizar pessoas a realmente enxergar o que se passa em volta à todo instante, todos os dias, sem elas ao menos fazerem idéia.

    nossa, o john se perdeu nas continuidades =O
    - nn

    :B

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente (mesmo não sendo vegetariana). Acho que carne é um alimento indispensável, certo? Ok. Mas quando fui na exposição Corpo Humano: Real e Fascinante, percebi que nossos músculos são iguais as carnes de boi (parece nojento, mas é IGUAL.)

    Então desde esse momento eu penso que os animais são iguais a nós (em termos, é claro).

    ResponderExcluir
  6. Opa! acima de tudo respeitando o ponto de vista do grande hermano Marrlu e o ponto de vista alheio dos demais indiferente destes serem a favor ou contra o consumo da carne e os derivados de qualquer especie...
    vou repetir oque eu acabei de falar para um amigo meu que é vegetariano. Realmente, são comoventes e ao mesmo tempo revoltantes as imagens do video, porém, ao se dizer:"apartir de agora serei vegetariano e ativista de uma organização não governamental(ONG)" quem sabe tu possa estar sendo equivocado naquilo que tu pretende. O fato é que o homem durante sua "evolução" foi perdendo seus ideais, entre eles o ideal da satisfação a necessidade; podemos nos satisfazer com o consumo exagerado de viceras e outras entranhas das demais especies, podemos causar uma chacina de milhares de "cabeças de gado"(da forma como o homem trata o animal como um objeto) para muitas vezes chegarmos em casa disperdiçarmos tal alimento de maneira inconveniente e imoral(preferiria dizer desumana, mas há muito tempo desumano pode se considerar um adjetivo da natureza da especie ao inves de um insulto) sem nem ao menos termos usufruido dele. Enfim, temos que ter em mente que o errado não é comer carne e sim a forma como se administra o consumo, um abate indolor e digno de um ser, além do espaço reservado a eles, etc...
    Se julgassemos o fato de que comer carne não esta certo estariamos criticando a existencia do proprio ser a que estamos defendendo, pois ao se questionar que matar para saciar a fome é errado podemos esquecer tudo sobre a propria origem humana...
    Algo que eu não encontro discussão é a vaidade e e tudo que há de superfluo em se comprar acessorios de pele. Nos nossos primordios se matava para se alimentar e se aquecer, mas atualmente o alimentar se tornou disperdiçar e o aquecer se tornou "status".
    Melhor se fossemos primatas e não encontrar encontrar distinções entre nossos semelhantes ao inves disto que vemos em nosso reflexo ultrajante e que nos causa repugno da propria raça...

    O Marrlu é GAY!

    ResponderExcluir
  7. ótimas colocações, a da Barbara e a do Lutiano.
    Porém, hoje em dia, as proteínas que se encontram na carne e são julgadas indispensáveis para o desenvolvimento do ser humano podem ser encontradas em maiores quantidades em suplementos alimentares naturais e até mesmo em um copo de leite. E como o Lutiano colocou em parte do seu comentário, o grande problema é o método antiético como os grandes produtores de carne tratam os animais, como se não bastasse apenas matar, eles parecem sentir prazer ao torturar os pobres animaizinhos, é aquela questão de o maior ter poder sobre o menor, ridículo.
    As pessoas deveriam ajudar a parar com essa loucura, não dar mais base ainda para a tortura sem necessidade de tantos seres vivos semelhantes a nós, quem olhar o vídeo vai saber do que eu estou falando.

    Obrigado pelos comentários, gostei muito do senso crítico de discussão deles. Continuem sempre visitando e comentando no blog :)

    ResponderExcluir
  8. Marlon, realmente gostei do post, bem como tu falou. Eu apoio totalmente o não-consumo de carne, mas de certa maneira sou hipócrita! Eu não quero comer mais eu como! Eu como desde pequena e tive de tê-la em minha mesa durante muitos anos por causa de uma anemia profunda. Aos poucos diminuo, é o melhor que posso fazer, por enquanto. O que falaste é real, quem não acredita, que se informe mais ou veja o documentário "A carne é fraca". Ninguém imagina o que muitos animais passam. O fato é, que a carne não é o alimento mais rico! Não ficaremos menos saudáveis se tiramos a carne do cardápio! Existem outros que podem substituí-la! Carne em demasiado é até perigosa pq contém toxinas! E não sou eu quem estou dizendo isso, assisti em um documentário.... Como o Marlon disse, não estamos pedindo para as pessoas tornarem-se vegetarianas e sim para refletirem um pouco mais sobre esse assunto... fica a par do que acontece, tentar entender como tudo chega no seu prato pode mudar o mundo!!!

    ResponderExcluir
  9. Padinho, depois que voce me disse sobre esse video na rua, comecei a pensar nisso sem parar, a maioria das pessoas acham que a nossa alimentação depende de CARNE, pois pelo o que voce me disse o ser-humano nao precisa disso para se alimentar, existem tantas coisas que podem substituir esse alimento que é tão consumido pelas pessoas que no nosso mundo vivem, nesse exato momento, meu pai disse " venha cá aprender a fazer carne ta tábua " poxa, como se eu tivesse vontade de aprender, nao quero mais comer, e o que eu puder prevenir as pessoas de cometerem esse erro que a humanidade está cometendo vou prevenir .

    Adorei a sua postagem padinho, temos que chamar a atenção do mundo para esse assunto . !

    ResponderExcluir
  10. Hj em dia as pessoas nao se preocupam e nem dão importância da onde realmente vem os alimentos q compram e consomem, isto é, sua 'origem'. No caso do consumo de carne é o exemplo mais trágico no qual pode abalar mts pessoas, ou não, dependendo do seu ponto de vista e da maneira q elas tem de interpretar as coisas. O modo de tratamento q os animais recebem antes de chegar a mesa é um dos mais imorais e repulsivos q pode existir, no ql mts pessoas jamais poderiam ter imaginado ser um dia. Como nao há nenhuma lei q proíba essa pratica aki no Brasil, a forma mais viável é conscientizar as pessoas sobre essa questao. A principal arma q podemos ter eh a INFORMAÇAO! Se cada um souber o q esta comendo, qm nao tolera a violência, certamente vai mudar seus habitos. Podemos evitar todo esse sofrimento sim, basta cada um fazer a sua parte. Quem tem esse poder nas maos sao os consumidores q devem saber usá-lo de forma coerente, escolhendo produtos q nao tragam consigo o sofrimento de animais. Entao se cada um fizer a sua parte e saber oq realmente esta comendo, poderá estar ajudando muito. Se vc ficar sem comer carne, seu organismo nao irá sentir falta, pois estudos comprovam q o ser humano nao tem essa necessidade. Agora msm depois de saber de td , e nao se sensibilizar com nd, q otimo p vc, ja q sua consciencia esta tranquila. E para tds q conseguiram rever seus conceitos sobre o mesmo, podem ficar mt felizes pois com certeza estarão ajudando a preservar a vida de milhares de animaizinhos indefesos.

    ResponderExcluir
  11. Mariah, Cassi e Ale, excelentes comentários,
    não há nem o que acrescentar. "As pessoas em sua grande maioria comem carne porque os matadouros não possuem paredes de vidro, do contrário, a maioria das que comem hoje certamente não comeriam."

    obrigado por darem ênfase ao post, graças a vocês o blog está a caminho de conscientizar milhares de pessoas a respeito de como suas vidas podem e devem ser melhores.

    continuem sempre visitando e comentando :)

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir