quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Telemarketing
Nessa semana, após encerrar uma ligação com o 'atendimento ao cliente' de uma empresa que presta serviços a mim, eu cheguei a seguinte reflexão:
'Quantas pessoas por dia devem ser mal atendidas ou ter seu problema não resolvido muitas vezes por serviços de telemarketing?'
Eis um problema que acompanha todos atendimentos telemarketing do Brasil, e é algo lamentável, pois são raras as vezes em que ligamos para um call center e somos bem atendidos, ficamos realmente satisfeitos ou temos nosso problema realmente solucionado na mesma ligação.
Eu já trabalhei em duas empresas de telemarketing, ambas completamente diferentes entre si, e em menos de tres meses cheguei a conclusão de que call center é lugar para quem gosta mesmo de telemarketing e sente muita vontade de trabalhar com isso, não para quem quer 'ganhar uns trocados atendendo o telefone'. Apesar de eu não ter ficado muito tempo no ramo, tenho orgulho do trabalho que fiz nas empresas, pois pude atender todos os clientes como eu sempre quis ser atendido, foi como se eu tivesse feito a minha parte.
No meu ponto de vista, tudo o que os consultores de telemarketing precisam ao atender seus clientes é saber que, quando um simples consultor de uma grande empresa está atendendo a um cliente, aquele simples consultor para o cliente representa toda aquela grande empresa, logo, o consultor deve no mínimo estar disposto a tratar bem, ouvir e resolver o problema do cliente, isso é basicamente tudo o que está faltando nos call centers de todo o país, e é o essencial.
Assim sendo, as empresas deveriam aprimorar suas seleções de novos funcionários e inovar nos scripts, pois elas sabem (e se não sabem, deveriam saber) que ninguem gosta de ser atendido por consultores com 'falas robóticas' e visivelmente decoradas, e inovar também em campanhas motivacionais, para que os mesmos se sintam motivados todos os dias a atender seus clientes e fazer a sua parte como tem de ser feito.
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